29/04/2025 às 13:46

Recebo auxílio-acidente há alguns anos e não sei se devo continuar assim ou posso me aposentar?

1min de leitura

Quando recebo essa dúvida, minha resposta é sempre: "não sei, precisamos calcular pra saber se é benéfico".

Muitos cliente procuram um advogado pois o vizinho do amigo aposentou por invalidez e tem a mesma doença que a dele.

Mas calma, o que é bom para um segurado, pode não ser bom para outro e a reforma da previdência trouxe um marco importante e impactante neste benefício, que foi a redução do valor.

Num primeiro momento, é importante saber que: recebendo auxílio-acidente, o segurado pode trabalhar normalmente, ou seja, terá o valor benefício indenizatório (que é a natureza do AA), bem como o seu salário enquanto trabalha. Se ele se aposentar por invalidez, o auxílio-acidente será cessado e este segurado terá somente o valor da aposentadoria por invalidez, que pode não ser benéfico.

Será necessário:

  • analisar a incapacidade, se ele recebe auxílio-acidente, se a incapacidade dele não é total e permanente, mas sim, parcial e permanente e tem muita diferença nisso. É o que vai determinar o tipo de benefício concedido;
  • analisar se o início da incapacidade total e permanente se deu antes ou depois da reforma da previdência (EC nº 103/2019);
  • calcular pra saber se vale a pena!! Precisa valer a pena para o cliente e o cliente não pode ser prejudicado nesta troca.

Ou seja, são muitas variáveis a serem consideradas para que a decisão de continuar com o AA ou entrar com a aposentadoria seja tomada.


Foto: rawpixel.com via Freepik


Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Logo do Whatsapp