Fazer um planejamento previdenciário com um bom advogado no Brasil pode trazer diversas vantagens, especialmente se você quer garantir o melhor benefício possível no futuro. Veja os principais pontos:
1. Cálculo preciso do melhor momento para se aposentar
Um advogado especializado pode analisar todo o seu histórico de contribuições e simular diferentes cenários para encontrar a data ideal de aposentadoria, maximizando o valor do benefício.
2. Aproveitamento de contribuições esquecidas ou irregulares
Muitas pessoas têm vínculos de trabalho ou contribuições que não aparecem no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). O advogado pode buscar documentação para comprovar esses períodos e aumentar o tempo de contribuição.
3. Prevenção de erros e prejuízos
Erros no cálculo do tempo de contribuição ou na escolha da modalidade de aposentadoria são comuns. O planejamento evita que o segurado perca dinheiro ao se aposentar antes da hora ou com a regra errada.
4. Escolha da melhor regra de transição
Com a Reforma da Previdência de 2019, surgiram várias regras de transição. Um advogado pode analisar qual delas resulta no maior valor possível ou menor tempo de espera.
5. Redução de riscos no processo
Com um bom planejamento, o processo de aposentadoria tende a ser mais rápido, com menos chances de indeferimento ou necessidade de recursos e ações judiciais.
6. Simulações personalizadas
Você pode saber quanto vai receber em diferentes momentos e com diferentes tipos de contribuição (como MEI, contribuinte individual, servidor público, etc.).
7. Organização e segurança jurídica
Um advogado pode deixar toda a documentação em ordem com antecedência, o que dá tranquilidade e evita surpresas desagradáveis no futuro.
Procure uma advogado especializado de sua confiança e solicite seu planejamento previdenciário para evitar surpresas e atrasos na hora de se aposentar.